Não é o fato de eu ser torcedor fanático da Rubra que deixarei de postar aqui meus cumprimentos ao Galo.
Recém saído da divisão de acesso. Outro dia escutei o Miguel Squeff defendendo-o, que após sua subida para a série A do goianão, nós torcedores da Rubra fazíamos pilhérias dizendo que tínhamos seis pontos garantidos, que eram duas vitórias fáceis, e todas aquelas coisas que rivais dizem a rivais quando se encontram em situação melhor, principalmente em situação melhor durante tantos anos.
Há coisa de 3 anos atrás tínhamos um calendário da série B do campeonato brasileiro para disputar, que agora entra em um sistema de pontos corridos de ida e volta, o que representa que todo time grande que fosse relegado à série B obrigatoriamente viria à nossa cidade, um modo de fazer renda e trazer um pouco de diversão, e sem contar que era mais fácil arrumar algum patrocínio. O Galo, em contrapartida, se encontrava em situação degradante, humilhante, levou dois anos para voltar à série A do goianão, antes da copa do mundo da Alemanha, de 2006, dizíamos em tom provocativo que o Anápolis só voltaria a jogar depois da copa, pelo fato de rebaixar e a divisão de acesso ser disputada apenas depois do meio do ano.
O campeonato começou bem para ambos os times, nas duas primeiras partidas os dois figuravam nas cabeças, e então veio o clássico. Me lembro que enquanto estava 0x0 ou 1x1 não sei, ouvi o Dr. Hélio Lopes comentar que com esse resultado (o empate) o campeonato entrava na normalidade, com os dois times indo para posições medianas da tabela. No finalzinho da partida o Galo faz o gol da virada.
Daí pra frente o Anápolis sempre ganhando e a Anapolina sempre perdendo. Levamos três goleadas no campeonato vergonhosas. Túlio "Bundavilha" marcou "só" oito gols em cima da Xatinha.
Pensamos até em abandonar o campeonato. A partir de um determinado momento, houve um esboço de reação por parte da Rubra, mas já era tarde, ganhamos três seguidas, e até empatamos com o Itumbiara lá. Pelo menos terminamos o campeonato de forma digna. Claro que não tão digna quanto o Galo. Mas terminamos.
Ontem era o jogo que decidiria a última vaga na semi-final do Goianão. AnápolisxVila Nova. 2x1. Ontem então o Anápolis confirmou seu favoritismo no campeonato, assegurou uma vaga na semi-final, e de quebra, pode conseguir passagem para disputa da série C do campeonato brasileiro e ainda disputa na Copa do Brasil, dependendo de seu rendimento.
Domingo disputa a primeira colocação com o Atlético, o jogo, em Goiânia, com certeza será uma partidaça. Caso fique em segundo lugar, jogará com o Goiás nas semis. Vale lembrar que o Periquito sofreu apenas duas derrotas, uma delas foi para o Galo, e em dois jogos, foram uma derrota e um empate, claro que em se tratando de futebol a lógica nunca funciona, mas, quem sabe, não é mesmo?
De toda forma, parabéns Galo, por conseguir essa classificação, e ainda dentro das adversidades que os times do interior goiano enfrentam para que consigam alguma projeção em nosso futebol, pois tomou a "vaga cativa" do Vila Nova na semi-final. É um começo, quem sabe ano que vem alguém não consiga tomar a vaga do Goiás?
Há até a probabilidade de uma final interiorana. Quem sabe não assistimos a AnápolisxItumbiara? Mas sou forçado a confessar que nesse caso torceria pelo Itumbiara. Nada contra, mas depois pega mal.
Mais uma vez, parabéns Galo. Gostei.
P.S.: Só para constar, ao início da rodada deste domingo, A Anapolina ainda contava com chances de classificação. A diferença para o Itumbiara era de seis pontos, e ainda restavam dois jogos, portanto, para conseguir a vaga a Xata precisava apenas ganhar os dois jogos, o Itumbiara perder, e tirar um saldo de 22 gols, nada muito difícil.
Nenhum comentário:
Postar um comentário