sexta-feira, 17 de outubro de 2008

Algo importante

Essa semana estava ouvindo Alexandre Garcia na rádio São Francisco.

Ele estava comentando sobre a eleição municipal de São Paulo, os ataques da candidata petista sobre o candidato democrata.

Insinuações sobre sua orientação sexual tem movimentado a eleição por lá.

Achei engraçado, e hipócrita da parte de Marta Suplicy. Acredito que, se tem um lugar onde tal insinuação só traria vantagens ao candidato supostamente gay, dentro do Brasil é São Paulo, afinal de contas, a maior parada gay (ou GLBTT, como alguns preferem chamar, e não me perguntem o que significa pois eu não sei) do país acontece por lá, e mais, Marta Suplicy enquanto prefeita de São Paulo foi uma das defensoras da parada gay, e com direito a discurso de abertura, e tudo mais.

Tal atitude tenha talvez relação ao desespero de ver perdida a eleição.

Alexandre ainda criticava bastante nosso "sapientíssimo" presidente, por, nessa reta final das eleições, aonde seus candidatos mais precisariam dele, com seu apoio nas campanhas, associando sua figura ao do prefeito da cidade, estar viajando mundo afora, pois sabe que seus candidatos, incluindo Marta Suplicy em São Paulo, estão fora das principais disputas, vale apenas de seu apoio moral. Alexandre ainda usa da palavra "conveniente", para caracterizar essa atual viagem do presidente.

Realmente, pensando por esse lado, ela é realmente "muito conveniente". Ou talvez, seja só "coincidência".

Bem, todo esse imbróglio inicial, bastou apenas para que eu fizesse uma reflexão sobre uma afirmativa que ele fez, e que eu, particularmente, não concordei.
Alexandre, ao começar a criticar a candidata petista por seu comportamento, começou sua falar dizendo sobre a eleição da capital paulista e "a mais importante do país".

Fiquei tentando imaginar qual seria, para mim, a importância da eleição de São Paulo, afinal de contas, nem Gilberto nem Marta darão apoio financeiro para minha cidade, ou trarão alguma coisa de especial para nós. E ainda me lembrei de uma outra fala dele mesmo, Alexandre Garcia, há um tempo atrás, que contradizeu um pouco sua fala. Ele dizia que ninguém mora no Estado ou no País, mas no Município, daí a importância de se ter uma prefeitura, você tem uma relação mais direta com o povo, com o eleitorado.

Para mim, em especial, a eleição mais importante do país é a de meu município, e, além do mais, nem tenho a possibilidade de tentar votar em algum dos dois candidatos paulistas. Qual parâmetro usado por Alexandre para medir a importância da eleição? O maior município do país, o maior número de eleitores, a maior economia, ou será o fato de que lá em Brasília eles não estão disputando eleições municipais, e quis escolher ele próprio uma eleição para ser importante?

Isso não importa, o que importa é que, não serei, pelos próximos quatro anos governado por Marta Suplicy ou Gilberto Kassab, mas sim por Antônio Gomide ou Onaide Santillo.

De nada me adianta acompanhar o que está acontecendo por lá, se não souber o que acontece por aqui. Poderei cobrar, poderei exigir, apenas de meu prefeito, não tenho nenhuma relação, nenhum vínculo com qualquer prefeito que for eleito em qualquer outro lugar do país, até mesmo em algum município vizinho ao meu. Seria como dar palpite na vida alheia.

Aliás, por aqui o Lula pode vir passear, que a situação aqui está confortável aos petistas, mais temos ainda 10 dias e muita coisa pode acontecer.

Nenhum comentário: